Língua

Inglês

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

12 Meses

Coordenador do curso

Daria Filardo

Preço

€ 24.000

Descubra como gerar novas oportunidades no setor da educação museal, conceituando formatos inovadores e participativos.

Os museus são um local único onde a intersecção entre o passado e o presente é transmitida através da linguagem visual, amplificando as capacidades de observação. Propor roteiros inovadores direcionados a um público heterogêneo transforma a experiência do museu em uma ferramenta fundamental para explorar o passado e cultivar conhecimentos que olham para o futuro. 

Informação para decidir

Promover a arte e o patrimônio cultural, transformando a educação museal em uma viagem envolvente e significativa para cada tipo de visitante. 

A abordagem multidisciplinar do curso permitirá adquirir uma formação completa e altamente qualificada na área da educação museal contemporânea. Você poderá conhecer de perto museus importantes por meio de uma intensa programação de visitas e interações com profissionais do setor. O programa, organizado em formato de workshop, visa aprimorar competências existentes e desenvolver novas, promovendo relações profissionais duradouras entre os alunos e seus mentores. Os professores, todos especialistas no setor, adotam diferentes métodos e práticas alternando aulas teóricas, visitas organizadas, conferências, debates e estudos de caso. A abordagem “aprender fazendo” orientará os alunos na definição da própria carreira. 

Este Mestrado é destinado a estudantes de todo o mundo, com diferentes formações: disciplinas humanísticas (antropologia, filosofia, literatura, ciências humanas, estudos de gênero, etc.), história da arte, ensino da educação artística, design, ciências sociais e comunicação, que aspiram a especializar-se em educação museal. 

O Mestrado dá a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos essenciais dos principais especialistas do setor museológico, juntamente com uma compreensão global das dinâmicas e oportunidades que darão solidez à sua futura vida profissional. Neste caminho você encontrará uma combinação equilibrada de estudo teórico e exercícios práticos, que o levarão a uma formação completa e imediatamente utilizável. Além de tudo isso, você terá a oportunidade de colaborar em projetos com museus e instituições parceiras, para acumular experiência na área. 

O Mestrado em Museum Education forma figuras que irão trabalhar em contextos museológicos ou institucionais. As competências adquiridas serão aplicáveis ​​no domínio da formação, mediação e comunicação. Em especial, os profissionais poderão desenvolver projetos educativos e coordenar a sua implementação, identificando os métodos de comunicação mais eficazes. 

A aquisição de experiência prática nas diferentes metodologias relacionadas com a educação museal será reforçada através de uma viagem de estudo ao exterior. A viagem representa uma componente essencial do programa de mestrado, graças a um amplo roteiro repleto de visitas a museus e interações com profissionais do setor. Durante estes dias, poderá mergulhar completamente nos diferentes contextos museológicos, conseguindo apreender e consolidar as diferentes caracterizações das experiências culturais interativas oferecidas por cada instituição. 

Programa de Estudos

  • MUSEUM STUDIES 
  • HISTORY OF EXHIBITIONS 
  • DESIGN METHODS FOR MUSEUM EDUCATION 
  • MUSEUM EXPERIENCE VISITS 
  • QUESTIONING DISPLAY 
  • MUSEUM PARTICIPATION STRATEGIES AND PUBLIC PROGRAMS 
  • NEW STORYTELLING STRATEGIES AND AUDIENCE DEVELOPMENT 
  • GAMIFICATION IN MUSEUM EXPERIENCE 
  • INTERNATIONAL STUDY TRIP 

Projeto Final de Tese

Docentes

Daria Filardo

Historiadora da arte, curadora, educadora.

Coordenador do curso

Alessio Bertini

Historiador da Arte

Rita Duina

Ilaria Gadenz

Irene Innocente

Martino Margheri

Docente

Chiara Damiani

Notícias