Laurea Triennale in Jewelry Design - IED MIlano

Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Giulia Savino

Mostre sua ideia de joalheria e conte histórias que atravessam épocas no bacharelado em Design de Joias

Prepare-se para entrar em um mundo de descobertas: com o curso de Design de Joias, você se tornará um designer capaz de projetar, fazer protótipos e realizar sua própria coleção de joias, do início ao fim. 

Realização com metais e materiais alternativos, design digital, modelagem 3D e renderização: com uma abordagem projetual, feita com a experimentação contínua no Laboratório de Ourivesaria, você criará uma base sólida para desenvolver sua ideia própria de Design de Joias.

Você aprenderá sobre o mercado complexo da joalheria contemporânea estabelecendo um diálogo entre duas realidades que, inicialmente, podem parecer distantes: a abordagem pessoal e experimental e o design company oriented, ambos fundamentais para quem quer se tornar um designer de joias.

Você entrará em contato com as diferentes áreas do design de joias: a Arte-Joalheria Contemporânea, onde cada peça é única, feita de materiais preciosos ou alternativos que tornam a joia uma obra de arte; a Joalheria de Moda, onde a joia é um elemento de moda que enriquece e segue o visual; a Alta Joalheria, onde são combinados design e o uso de materiais preciosos.

Informação para decidir

O curso que te acompanha desde a ideia até a realização em todas as aplicações do Design de Joias

Durante os três anos de curso, exploraremos diferentes metodologias projetuais e de criação de joias: desde o trabalho manual propriamente dito, passando elas técnicas desenho, complementadas pelo uso de programas digitais de design, até a renderização e as tecnologias de impressão 3D. 

Você terá a oportunidade de projetar e colocar em prática suas habilidades no laboratório de ourivesaria do Instituto, onde você experimentará as potencialidades dos materiais e das técnicas de fabricação e aprenderá a avaliar a viabilidade de realização de uma peça de joalheria.

O objetivo do curso é fazer você adquirir o conhecimento teórico e contextual do Design de Joias e fornecer uma forte preparação cultural, técnica e projetual, que te ajudará a criar uma coleção inteira a partir do zero e com segurança. Você descobrirá como misturar tradição e inovação e compreenderá como você vê o mudo ao seu redor é recurso narrativo valioso e único, essencial para construir sua identidade como Designer de Joias.

Durante os três anos do bacharelado em Design de Joias, você terá a oportunidade de realizar várias coleções, poderá apresentar seu trabalho internacionalmente e participará de workshops com designers conhecidos no mercado. Essas experiências te ajudarão a compor seu portfólio e dar início à sua carreira.

Enfim, em seu trabalho de conclusão, você realizará uma coleção completa de joias, onde você poderá afirmar sua identidade como designer.

O curso é pensado para quem deseja explorar o mundo do design de joias em todas as suas possibilidades, para quem quer adquirir um conjunto completo de competências para se expressar com confiança.

Acompanharemos você em todas as etapas do processo criativo: quer você tenha uma formação artística e já tenha produzido joias de forma independente, quer seja sua primeira experiência na área. Você aprenderá a usar as ferramentas manuais e tecnológicas, ganhando cada vez mais segurança para exercer a profissão de designer de joias.

Com os estudantes e docentes do IED, você viverá as vantagens de fazer parte da comunidade, testará as habilidades adquiridas ao longo dos anos participando de competições internacionais junto com outros alunos e alunas, conhecerá os designers de grandes empresas e terá a oportunidade de aprender todos os segredos deste ofício. Você encontrará seu estilo criativo, misturando o conhecimento manual e as técnicas digitais do design 3D.

No bacharelado em Design de Joias em Milão, você criará sua própria identidade expressiva como designer: começando pela base, você aprenderá como gerenciar de forma independente a evolução de uma coleção de joias, abordando todos os aspectos do processo de design, desde a ideia, passando pela prototipação até a realização. 

Com curiosidade e abertura a todas as áreas do design de joias, você adquirirá uma visão capaz de conceber tanto as joias como obra de arte, onde a mensagem conceitual é o valor principal, quanto como objeto de moda, capaz de criar uma interação com as roupas, como também, na sua expressão mais sublime, como uma peça de alta joalheria. 

Nossas classes possuem um número reduzido de alunos de modo a incentivar a discussão e o intercâmbio de ideias; você entrará em contato com estudantes de vários lugares do mundo que, como você, em um curso em língua inglesa, veem um ambiente cosmopolita para desenvolver e lançar sua concepção de design.

Você terá a oportunidade de se desafiar, projetando e realizando várias coleções em colaboração com agências, empresas e instituições, que te colocarão frente a frente com o sistema de produção. Você participará de workshops de designers famosos e de concursos internacionais, onde apresentará seus trabalhos. Por ser um curso completo, passo a passo, você será capaz de realizar projetos cada vez mais complexos que farão parte de seu portfólio, seu bilhete de entrada em um mercado tão fascinante quanto cheio de possibilidades. 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você aprenderá a usar as ferramentas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais de base, fundamentais para interpretar as joias de acordo com sua ideia, transformando sua criatividade em projetos concretos.

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DO DESIGN
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN DE JOIAS 1
SEMIÓTICA DA ARTE
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA



segundo ano

No segundo ano, você fortalecerá seu conhecimento metodológico e ganhará mais confiança em suas habilidades práticas.
A partir dos briefings de projeto, você poderá desenvolver pesquisas experimentais e diferentes técnicas de produção, tanto em série para empresas como a criação de peças únicas. Você conhecerá o Design de Joias como arte, design, moda e como expressão da realidade sócio-cultural.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE DESENHO
HISTÓRIA DO DESIGN 2
MODELAGEM 2
DESIGN DE JOIAS 2
DESIGN DE JOIAS 3
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D
DESIGN MANAGEMENT
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
HISTÓRIA DA MODA



terceiro ano

O último ano se concentra em projetos avançados, aprofundando o conhecimento técnico e contextual do design de joias. Em seu trabalho de conclusão, você poderá avaliar as habilidades adquiridas desenvolvendo seu projeto de Design de Joias e expressando plenamente seu estilo.

DESIGN DE JOIAS 4
RENDERIZAÇÃO 3D
CENOGRAFIA DE MODA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA
DESIGN DE JOIAS 5

Docentes

Giulia Savino

Coordenador do curso

Lavinia Rossetti

Docente

Marzia Simari Benigno

Francesca Torri

Jacopo Miliani

Irene Belfi

Docente de História da joalheria contemporânea

Bianca Cappello

Historiadora de joalheria, autora de livros, curadora de exposições e conferências, consultora científica

Nathalie Jean

Dario Mambretti

Ourives e designer de joias

Matteo Moscatelli

Matteo Pellegrino

Designer de Produto     

Marta Petri

Chefe de design no HFactor

Alessandra Quattordio

Docente de History of Jewelry Design, historiadora de arte e jornalista

Chiaralice Rizzi

Docente de história da arte contemporânea, laboratório de montagem e pesquisa de tese

Maria Grazia Rodi

Ubaldo Peveri

Notícias