Laurea Triennale in Media Design - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Mattia Gadda

Aprenda novas tecnologias e projete experiências no bacharelado em Design de Mídia em Milão

Se você é uma daquelas pessoas que sempre se pergunta o que está por trás de um produto ou de uma experiência digital, então o curso de Design de Mídia é o que você estava esperando para encontrar todas as respostas. Você embarcará em um percurso dinâmico que é antes de tudo o seu crescimento pessoal: você começará do zero e alcançará o completo domínio do design digital aprendendo a projetar, desenvolver e finalizar um produto. 

Você aprenderá a usar todos os meios e linguagens das novas tecnologias multimídia, aplicadas às diferentes áreas da comunicação visual contemporânea e da produção de objetos interativos. Você será movido pela sua paixão, o motor de toda sua motivação a cada momento.

Durante estes três anos, códigos, UI e UX se tornarão seus principais elementos trabalho. Você explorará diferentes disciplinas: desde aquelas mais projetuais, até aquelas mais ligadas ao aspecto técnico e de aplicação técnica, tais como os principais programas utilizados no setor, linguagens de programação e plataformas. 

Você ganhará um sólido conhecimento dos meios e das linguagens das novas tecnologias, aplicadas às diferentes áreas da comunicação visual contemporânea e da produção de objetos interativos, sempre de olho no futuro, com um passo sempre a frente.
 

Informação para decidir

O curso para aprender a realizar projetos web, mobile, IoT e instalações interativas 
 

O método de ensino do bacharelado em Design de Mídia em Milão traça uma trajetória que reforça tanto o aspecto projetual quanto os aspectos técnicos e de aplicação.

Por meio de projetos propostos por empresas externas, você terá a oportunidade de descobrir quais são as demandas do mercado e dos clientes em geral, você colocará em prática o seu conhecimento técnico e aprenderá a projetar produtos multimídia para a web, para dispositivos móveis ou fixos e para instalações interativas e plataformas de comunicação eletrônica, além de trabalhar tanto no design da interface do usuário quanto na sua experiência dentro dela. 

O objetivo do curso de Design de Mídia é formar profissionais que sejam capazes de abrir sua própria start up inovadora ou trabalhar dentro de uma empresa ou agência em áreas como a web, aplicativos, IoT baseados em storytelling ou na domótica. Além disso, o Designer de Mídia pode oferecer uma importante contribuição ao mundo dos games, trabalhando ao lado de ilustradores e CG Artists. 
 

O curso de Design de Mídia em Milão foi pensado para pessoas como você, apaixonadas por tecnologia e querem explorar a fundo todo o potencial e usos do mundo digital. 
É um curso feito para aqueles que gostam de inovar de maneira dinâmica e para quem quer compreender o que está por trás de produtos interativos tais como sites, aplicativos, instalações, videogames, IoT e muitos outros. Gere valor para o mundo dos produtos, para serviços empresariais e culturais com técnicas avançadas que te possibilitam explorar e inovar no setor de mídia tradicional e digital.
Durante os três anos do curso de Design de Mídia, você participará de colaborações transversais com os estudantes dos cursos IED e com organizações locais, museus, associações e empresas e terá oportunidade de participar de projetos que vão da web ao mobile, do storytelling ao machine learning, IoT, hardware e impressão 3D.
 

Participar do bacharelado em Design de Mídia significa explorar um percurso acadêmico que acompanha o futuro, fazendo do uso de novas tecnologias seu carro-chefe. Graças a colaborações com empresas, você terá a oportunidade de experimentar diferentes áreas de atuação e colocar em prática tudo o que você aprendeu nos projetos, apaixonando-se cada vez mais pelo que faz.
O currículo do nosso bacharelado é baseado em uma perspectiva multidisciplinar que evolui ao longo dos três anos de curso e tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de problem solving. Dessa forma, mesmo diante de uma evolução ou uma mudança radical na tecnologia, você terá a capacidade de se adaptar ao novo contexto e saber escolher entre as infinitas possibilidades. 
O bacharelado em Design de Mídia em Milão mantém uma relação constante com o setor produtivo da cidade: já no segundo ano, você entrará em contato com empresas e profissionais do setor.

Devido à característica dialética do curso, você acumulará todo o conhecimento necessário
para entrar no mercado e poderá trabalhar em áreas como: Design de Interação, Desenvolvimento de Software e de Hardware, UI e UX Design, Artista Multimídia e muito mais.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você estudará o contexto teórico e cultural que é a base das profissões relacionadas ao Design de Mídia: desde a História da arte contemporânea passando pela Psicologia da forma e da cor até a Semiótica. Você entrará em contato também com disciplinas mais técnicas que abordam temas como o Coding, UI design e Design multimídia.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
EDIÇÃO DE VÍDEO
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
DESIGN MULTIMÍDIA
SEMIÓTICA DA ARTE
LINGUAGEM MULTIMÍDIA 1
 



segundo ano

Durante o segundo ano, você se concentrará nos aspectos mais projetuais em cursos de UX Design, Mobile e Web design e Sistemas Interativos, além disso, você continuará a aprofundar seus conhecimentos teóricos, úteis para ter uma visão global e imersiva do setor, tais como Marketing, Estética da Comunicação e Sociologia.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
ESTÉTICA DAS NOVAS MÍDIAS
SISTEMAS INTERATIVOS 1
NET MARKETING
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL – COMPUTAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
 



terceiro ano

No terceiro ano, você aprenderá a escolher a melhor tecnologia a ser utilizada de acordo com o trabalho a ser feito. Graças à sólida base metodológica e à habilidade de resolução de problemas adquiridas durante o curso, você será capaz de realizar projetos, incluindo seu trabalho de conclusão, além disso, serão também muito úteis no momento em que você entrar em contato direto com clientes e com o mundo do trabalho.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 3
SISTEMAS INTERATIVOS 2
LINGUAGEM MULTIMÍDIA 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 4
 

Docentes

Mattia Gadda

Coordenador de Media Design - Project Manager

Coordenador do curso

Davide Famoso

Fabrizio Infante

CEO de Dedecube

​Luca Infante

Fundador e de Administrador de Mercurio Sas

Michele Manghi

Proprietário NAUTA scientific

Paolo Solcia

Piero Babudro

Creative Digital Content Strategist

Davide Colla

Dario Gavezotti

Interaction Designer, system integrator, docente

Jacopo Panfili

Giacomo Cusano

Docente de IED - Diretor didático do Istituto Krisalide - Consultor freelance

Piergiuseppe Isonni

Silvia Bernardi

Copywriter, content editor e docente

Franco Belluschi

Fundador e presidente de Mediacom

Gabriele Geza Gobbo

Consultor e docente de digital marketing, divulgador de cultura digital e apresentador de TV

Ornella Mignone

Silvia Lanza

Simone Matrone

Davide Corno

Notícias