Laurea Triennale in Interior Design - IED Roma

Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Marco Provinciali

Explore as relações que dão vida aos espaços da contemporaneidade em um ambiente internacional entre tecnologia, arte e cultura projetual no bacharelado em Design de Interiores em Roma

Crie estilos de vida e relações de qualidade entre pessoas e espaços projetando locais seguros, funcionais e esteticamente atraentes. Dê uma identidade coordenada a ambientes de diferentes usos no laboratório a céu aberto da cidade de Roma e realize espaços que conduzam a sociedade a uma transformação sustentável e a um futuro inclusivo.

No bacharelado em Design de Interiores em Roma, você realizará projetos de locais e de formas abertas de socialidade como escritórios, aeroportos, hospitais, escolas, bares e lojas, museus ou eventos, mas também do universo íntimo e multiforme das casas e apartamentos. Juntos, delinearemos histórias que ganham vida em espaços, que acontecem graças à interação com as pessoas, sintetizando emoções, conforto e ergonomia.

Durante os três anos de curso, te daremos toda a segurança e as ferramentas para construir do zero ou renovar um espaço e adquirir todas as técnicas e conhecimento necessários ao Designer de Interiores, um profissional essencial no mundo moderno e intérprete da contínua evolução das funções, qualidades estéticas e relações.

Informação para decidir

Um curso para desenvolver sua visão estratégica sobre o Design de Interiores e compreender o papel responsável do designer

O curso de Design de Interiores em Roma se baseia no conhecimento transversal e faz você adquirir uma consciência da sua profissionalidade utilizando uma abordagem prática. Em três anos, você conhecerá e aprofundará temas como a modelagem tridimensional e a produção de imagens realísticas para então gerenciar todas as fases do processo criativo e desenvolver seu Design Thinking, um método de trabalho human centered que você aplicará da pesquisa à análise, da síntese ao desenvolvimento da ideia.

Este curso tem múltiplos objetivos: desenvolver uma cultura multidisciplinar e uma capacidade de observar as tendências dos gostos e as evoluções nos estilos e, sobretudo, fortalecer um elemento que nunca pode faltar no Design de Interiores: a curiosidade de descobrir novas formas de projetar. Você também compreenderá o papel da luz, do som, dos materiais, dos acabamentos, da cor e do mobiliário e terá total autonomia projetual em temas relacionados a produtos industriais, sistemas espaciais e serviços, públicos e privados.

Os laboratórios técnicos do curso de Design de Interiores serão o momento perfeito para testar-se em situações reais de um projeto, experimentar as últimas tecnologias aplicadas ao design e aprimorar seus conhecimentos em programas ou técnicas de prototipação digital.

O curso de Design de Interiores em Roma é destinado a quem é movido pela curiosidade e também a quem deseja valorizar os espaços onde as pessoas vivem. O curso não é somente uma resposta à pergunta "que história está escondida atrás de um ambiente urbano e cotidiano?", é também uma maneira de estimular a reflexão de quem ama olhar ao seu redor e de quem sempre se questiona sobre o porquê das coisas.

Em particular, nos dirigimos às pessoas que desejam conhecer e explorar os temas ligados ao design, à ideia, ao conceito e ao papel da luz e ao mobiliário e trazer à tona questões ambientais em interiores seguros, funcionais, esteticamente atraentes e sustentáveis. Não é necessário nenhum pré-requisito para se inscrever no curso: ensinaremos a você todas as técnicas de desenho a lápis ou com as mais recentes tecnologias digitais, desde as funções mais básicas, fornecendo todo o conhecimento necessário a todas as fases projetuais.

Este curso é perfeito para você se quiser descobrir as várias áreas em que poderá atuar e as perspectivas profissionais em constante evolução oferecidas pela profissão de Designer de Interiores: Designer Cultural e de Exposição, Designer de Varejo, Hospitality Designer, Personal Designer ou Concept Designer.

O que diferencia o bacharelado em Design de Interiores em Roma de outros cursos é o interesse em projetos sustentáveis: juntos, criaremos lugares projetados tanto para as pessoas quanto para o nosso planeta. A sustentabilidade será um elemento fundamental para começar a projetar ambientes que façam com que espaços e serviços se comuniquem entre si e proporcionem experiências imersivas e histórias envolventes.

Outro motivo para escolher este curso é a sua incrível localização: a História estratificada, permeada de contrastes e influências de Roma não só acompanhará você durante todo seu percurso, mas será uma importante fonte de inspiração com sua complexidade e extraordinária tradição para fazer você se apropriar do passado e olhar em direção ao futuro durante seus projetos. 

Você será envolvido em projetos focados na valorização do patrimônio artístico e do turismo, setores nos quais Roma é um modelo e símbolo internacional: graças à colaboração com os prestigiosos espaços expositivos do MAXXI, do Museu Nacional de Artes do Século XXI e do MACRO, espaços culturais como o Teatro Eliseo, ou associações como a Fundação Montessori e a ONG Intersos, você desenvolverá projetos reais que enriquecerão seu portfólio e sua experiência profissional.

O curso acompanha as evoluções e tendências do mercado e te fornece uma sólida metodologia projetual graças aos nossos laboratórios (FabLab e Model Making Lab), equipados com Scanners 3D, impressoras 3D, máquinas de corte a laser que serão seus maiores aliados nas fases de renderização e apresentação de seu trabalho.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante este primeiro ano, você será preparado com uma formação de base com as principais referências culturais e a introdução à metodologia de projeto. Você aprenderá a desenhar tanto à mão livre como com o uso do CAD e a construir modelos com materiais simples e equipamentos como impressoras 3D e máquinas de corte a laser.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FOTOGRAFIA



segundo ano

No segundo ano, você será guiado para desenvolver uma maior capacidade projetual e você explorará e investigará detalhadamente a modelagem tridimensional e a produção realista de imagens. Você abordará temas culturais de maior complexidade e aprenderá o uso das ferramentas para elaborar e comunicar o seu projeto.
Este será o ano da consolidação da abordagem projetual e de todas as fases de realização.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - RENDERIZAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN MANAGEMENT
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 1
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 2



terceiro ano

No terceiro ano, a questão projetual será predominante: você aprenderá como gerenciar independentemente o desenvolvimento de um projeto tanto do ponto de vista operacional quanto da sua supervisão. Você utilizará as mais modernas tecnologias aplicadas ao design e fará colaborações com empresas, instituições e marcas que resultarão em um projeto de conclusão único e personalizado.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 4

Docentes

Marco Provinciali

Arquiteto

Coordenador do curso

Jacopo Benci

Artista e pesquisador    

Gianfranco Bombaci

Arquiteto    

Barbara Brocchi

Diretora de Arte, Ilustradora, Docente, Escritora, Designer

Manuela Pacella

Onorato Di Manno

Giuseppe Vultaggio

Jacopo Costanzo

Andrea Tanci

Maria Azzurra Rossi

Alessio Tommasetti

Federica Cammarota

Federico Baldassarre

Giulia Milza

Daniele Mancini

Vincenzo Di Siena

Sveva Brunetti

Benedetta Gaiani

Giulio Aleandri

Arquiteto    

Ludovica Proietti

Riccardo Petrachi

Francesca Delicato

Notícias