Palestra | A cor no Design e nas Cenas de Pedro Almodóvar

Data

02 Agosto 2025

Horário

11:00 - 12:00

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

A cor pode ser protagonista?

Entrada gratuita, inscreva-se no formulário abaixo do texto!

Nesta palestra conduzida por Ila Rosete e Josi Benegate, você irá investigar como tons, formas e texturas constroem atmosferas densas e narrativas simbólicas tanto no cinema quanto no design de interiores.

A conversa parte da análise do filme “O Quarto ao Lado” (2024) e da cenografia da Roche Bobois na Milano Design Week 2025, ambas assinadas por Pedro Almodóvar, para explorar o uso da cor como linguagem visual. Em diálogo com o universo sofisticado da marca Roche Bobois, você será levado a refletir sobre como o design também conta histórias, ora dramáticas, ora sensíveis, através de seus elementos estéticos.

Entre o universo cinematográfico e o alto design, esta palestra oferece uma imersão estética e conceitual que conecta emoção, estilo e narrativa.

Participantes:
 

Ila Rosete
Doutoranda e mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (PPG-UAM), pós-graduada em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela PUC Campinas e graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP. Com vasta experiência em desenvolvimento de projetos e gestão de obras na área de design de interiores, atua como arquiteta na Ila Rosete Arquitetura e Design de Interiores. É co-fundadora da casa P.O.Box, bureau de pesquisa e consultoria em tendências e lifestyle. Ao longo de sua carreira, foi premiada com o Primeiro Lugar no Concurso Ambient Design Cyrela (2021), Primeiro Lugar no 6º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano ANP (2019), Medalha de Bronze no Brasil Design Award (2019) e Primeiro Lugar no Prêmio Lar Center: Novas Tendências do Design de Interiores (2002). Também é docente nos cursos de pós-graduação em Design de Interiores no Istituto Europeo di Design IED São Paulo, no Centro Universitário Belas Artes, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-MG e no curso de Pós-graduação em Marketing e Branding de Luxo no Centro Universitário Belas Artes.

 

Josi Benegate
Arquiteta e designer de interiores, mestra pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade. Pesquisadora dos assuntos da cor e da luz aplicados no ambiente construído — É professora universitária e diretora criativa do escritório Josi Benegate Lighting Architect.

Inscreva-se!

Pode estar interessado em:

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra I O designer na era da IA: co-criação por meio da UX/UI I 11h às 12h30

Nesta palestra, Marcelo Falco propõe uma reflexão prática sobre a co-criação entre designers e ferramentas de IA generativa, explorando como UX e UI podem se integrar a novos fluxos criativos, estratégicos e colaborativos.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I A Casa Antes da Forma: Habitar em Transição I 11h às 12h30

Neste workshop experiencial, Ila Rosete, Christian Krulikowski e Daniel Prazeres convidam os participantes a refletirem sobre os novos modos de habitar e sobre aquilo que existe antes da forma, do layout e da especificação técnica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra de Abertura I Design para Transições: Metadesign e a Revolução Regenerativa I 10h às 11h

Nesta palestra, Caio Vassão convida o público a refletir sobre o papel do design diante desses desafios complexos e interconectados, apresentando o metadesign como uma abordagem capaz de apoiar processos de transformação cultural, social e sistêmica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Roda de Conversa I Transição Tecnológica e Econômica no Retail Design I 11h às 12h

Nesta roda de conversa, Cintia Lie, Fabrizzio Topper e Indio San discutem como o Retail Design vem se adaptando a um cenário em que tecnologia, criatividade e impacto social precisam coexistir de forma estratégica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Oficina de desenho e criação de calçados, bolsas e roupa I 11h às 14h

Neste workshop, os participantes serão convidados a experimentar o universo criativo do desenvolvimento de produtos de moda, explorando processos ligados ao desenho, conceito e construção visual de calçados, bolsas e roupas.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Styling e Suas Vertentes I 11h às 12h30

Neste workshop, Drica Cruz conduz uma conversa aberta sobre as múltiplas vertentes do styling contemporâneo e os diversos caminhos profissionais que se abrem para quem deseja atuar na área.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Roda de Conversa I O que o Salone del Mobile revela sobre transições do design? I 11h às 12h

Nesta roda de conversa, Laercio Marques, Alexandre Salles, Anelise Campoi e Priscila Pirane compartilham leituras e percepções sobre os principais sinais observados na edição 2026 de um dos eventos mais relevantes do cenário global do design contemporâneo.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Comunicação do Futuro: Workshop de especulação criativa I 11h às 13h

Neste workshop, Natalie Davantel convida os participantes a explorarem a especulação criativa como ferramenta para imaginar novos cenários, linguagens e experiências comunicacionais mais humanas, sensíveis e conectadas aos desafios contemporâneos.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra I Contexto de Moda e Marketing Contemporâneo I 11h às 12h30

Nesta palestra, Antonio Slusarz e Ricardo Alexandre Bontempo apresentam uma leitura contemporânea sobre as mudanças que vêm redesenhando o mercado fashion, abordando desde os novos hábitos de consumo até o impacto da tecnologia e dos dados na comunicação de moda.