Data

04 junho 2021

O IED - Istituto Europeo di Design é um dos parceiros oficiais da New European Bauhaus Initiative, selecionada pela Comissão Europeia.

IED - Istituto Europeo di Design é um dos parceiros oficiais da New European Bauhaus Initiative, selecionada pela Comissão Europeia. O New European Bauhaus (NEB) é "um movimento criativo e interdisciplinar, um espaço de encontro para projetar modos de vida futuros, localizado na intersecção de arte, cultura, inclusão social, ciência e tecnologia".

O futuro da Europa será híbrido e transversal. O design, como cultura e linguagem transformadora, deve contribuir para a valorização e difusão dos valores do NEB entre instituições, profissionais e cidadãos de todos os lugares e classes sociais.

Neste contexto, o Mediterrâneo é uma área de grande importância devido ao seu papel de ponte em termos ambientais, culturais, geográficos e históricos. Desempenha um papel essencial na integração europeia e fornece formas de compreender a criatividade e a inovação e de promover a diversidade para uma economia e uma sociedade mais sustentáveis.

O ambiente geográfico comum e, por sua vez, os desafios partilhados, do ecossistema euro-mediterrânico representam uma plataforma distintiva em particular para a transformação para a inclusão e sustentabilidade que pode ajudar a difundir os valores da Europa, e do NEB, em diferentes contextos. Neste panorama, a rede IED - constituída por Itália, Espanha e Brasil - é um ponto de encontro e laboratório colaborativo e integrado de investigação e inovação na área euro-mediterrânica.

A PARTICIPAÇÃO DO IED NO NEB

O IED participará ativamente do movimento NEB, envolvendo suas comunidades e redes intersetoriais para afirmar a iniciativa localmente e além das fronteiras europeias. A contribuição será tripla: um espaço experimental, um ambiente generativo e um sistema multipolar de comunicação e compartilhamento.

Entre as atividades dedicadas estão:

  1. Dois FÓRUNS IMAGINATIVOS sobre a "economia laranja euro-mediterrânea", o primeiro dos quais está programado para a primavera de 2022
  2. Uma série de TALKS e WORKSHOPS, com o objetivo de conectar pessoas em todo o Euro-Mediterrâneo para compartilhar insights e perspectivas sobre necessidades e possíveis métodos de implementação para um futuro sustentável e gerar soluções inclusivas para enfrentar os desafios de uma pandemia e pós-pandemia sociedade.
  3. A disseminação e aprimoramento de materiais, como PUBLICAÇÕES, ARTIGOS e VÍDEOS, para fornecer uma plataforma e um local para que pessoas de diferentes origens sociais e culturais se expressem, compartilhem e desenvolvam experiências locais e transnacionais. O IED organizará ativamente encontros com autoridades locais, associações comerciais e culturais, mundo acadêmico e cidadãos, incluindo jovens, para melhor entender necessidades e interesses e priorizar temas e intervenções.

Riccardo Balbo, Diretor Acadêmico do IED afirma:

“Durante a sua história, o IED sempre promoveu os valores europeus e privilegiou uma dimensão cultural transnacional de inovação sustentável. Hoje estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o sucesso do movimento da Nova Bauhaus Europeia e de compartilhar nossas experiências com a comunidade NEB em geral: um paradigma novo, disruptivo e colaborativo para uma Europa mais forte, mais bonita e sustentável”.

A INICIATIVA NEW EUROPEAN BAUHAUS

A iniciativa New European Bauhaus conecta o European Green Deal aos nossos espaços de convivência. Convida todos os europeus a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo que seja belo para os nossos olhos, mentes e almas.

A New European Bauhaus:

– Reunirá cidadãos, especialistas, empresas e instituições e facilitará conversas sobre como tornar os espaços de vida de amanhã mais acessíveis e acessíveis.

– Mobilizará designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas em todas as disciplinas para reimaginar a vida sustentável na Europa e além.

– Se esforçará para melhorar a qualidade de nossa experiência de vida, destacando o valor da simplicidade, funcionalidade e circularidade dos materiais sem comprometer a necessidade de conforto e atratividade em nossas vidas diárias.

– Prestará apoio financeiro a ideias e produtos inovadores através de convites ad hoc à apresentação de propostas e de programas coordenados incluídos no Quadro Financeiro Plurianual.

Pode estar interessado em: