Data

14 setembro 2026

Sete bolsas, duas cidades e um projeto em comum. Uma colaboração entre Itália e Brasil se transformou em uma jornada internacional de design, conectando diferentes culturas, materiais e linguagens criativas.

Uma quimera é a harmonia inesperada de uma forma que reúne múltiplas identidades. Essa ideia está no centro de Chimera – Hybrid Artifacts, projeto desenvolvido como parte do programa COIL – Collaborative Online International Learning – entre o IED Torino e o IED São Paulo. A iniciativa foi criada para proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem internacional e interdisciplinar, ao mesmo tempo em que estabelece novas conexões entre as culturas do design italiano e brasileiro.

O projeto reuniu cerca de 27 estudantes, divididos em sete equipes mistas. Em Turim, participaram alunos do segundo ano de Design de Joias. Em São Paulo, os participantes foram selecionados por meio de uma chamada aberta para estudantes dos cursos de Graduação e One Year. O trabalho em equipes internacionais estimulou o intercâmbio cultural e criou um espaço para colocar em diálogo diferentes competências, perspectivas e abordagens criativas.

O workshop começou a partir de uma pergunta: como explorar as conexões culturais e artísticas entre Turim e São Paulo por meio de um olhar crítico e criativo? Esse foi o ponto de partida para um processo de design compartilhado, desenvolvido em encontros e revisões online por meio de plataformas colaborativas como Miro e Zoom. Iniciado em outubro de 2025, com a apresentação do briefing e a formação das equipes, o processo passou pelas etapas de pesquisa, desenvolvimento criativo e técnico, seleção de materiais e prototipagem. Em dezembro de 2025, aconteceu a apresentação final e, em 2026, os componentes produzidos nos dois campi foram integrados.

O conceito de Chimera propôs a cada equipe o desafio de criar uma bolsa composta por elementos desenvolvidos separadamente em Turim e São Paulo, mas pensados, desde o início, para se complementarem. Os protótipos produzidos no Brasil foram posteriormente enviados a Turim e incorporados às bolsas de couro desenvolvidas pelos estudantes italianos. Foi somente quando as duas partes se encontraram fisicamente que cada objeto se tornou completo, fazendo da colaboração não apenas uma forma de trabalhar, mas a própria essência do projeto.

O resultado são sete artefatos híbridos nos quais Turim e São Paulo se encontram por meio de referências que transitam entre arquitetura e natureza, artesanato e cultura urbana. O MASP, de Lina Bo Bardi, as arcadas de Turim, a Floresta Amazônica, o Carnaval brasileiro e as tradições materiais das duas cidades passaram a fazer parte de uma narrativa de design compartilhada. Couro, metal, ráfia, macramê e materiais contemporâneos deram forma a uma coleção que preserva traços de suas diferentes origens e, ao mesmo tempo, encontra uma nova identidade no encontro entre culturas.

As sete bolsas — Nexa Handbag, Dromea, Nomadic Versatility, Pure Breath, Trigon Bag, Nos Nodi e Architectural Dialogues — serão apresentadas ao público na Lineapelle Fair, onde os projetos finalizados estarão em exposição no espaço do IED na Fiera Milano Rho, entre os dias 15 e 17 de setembro de 2026.

A exposição oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o resultado concreto de uma experiência de design que atravessou dois continentes, construída a partir do diálogo, da troca entre culturas e da capacidade do design de criar novas conexões.

 

Pode estar interessado em:

23 junho 2026

Design Degustação 2026.2: um convite para experimentar os futuros do design

Criatividade, inovação, tecnologia e transformação se encontram em uma edição especial do Design Degustação, evento que acontece no dia 25 de julho no IED São Paulo.

27 novembro 2024

Design em Foco – Fashion Marketing e Global Branding Talk

A segunda live do Design em Foco traz as diferentes visões de marketing, empreendedorismo e moda. Mediação de Gustavo Cavalheiro.

01 outubro 2024

Material Design Day – CMF, DIY, IED e mais siglas que definem a moda e o design

Mergulhe nas inovações e descobertas do CMF - Colors, Materials and Finishing - e biomateriais no Material Design Day!

27 fevereiro 2024

Inscrições abertas para o Vestibular Online IED

Seja parte da maior rede internacional de Designers no mundo e comece uma jornada de aprendizado única ao lado de profissionais criativos e professores renomados.

09 outubro 2023

Apresentando o novo IED Dream Team : embaixadores da criatividade e crescimento da nossa comunidade

Temos o prazer de anunciar o lançamento do IED Dream Team, um grupo de ex-alunos que se tornaram profissionais líderes em suas áreas, apaixonados por criatividade e crescimento da comunidade: dedicados a endossar projetos de nossa comunidade e criatividade

design-week-2023

31 março 2023

IED Design Week 2023

Memória, Transformação, Tecnologia, Espaço e Materiais são as palavras através das quais poderá ser compreendida a relação entre o IED e o evento mais importante de 2023 no âmbito do Design.

15 fevereiro 2023

O que esperar para a Moda em 2023? As coordenadoras do IED respondem

Quais as tendências de mercado devemos acompanhar em 2023? Quais profissões estão em alta nessa temporada e quais as principais skills os profissionais da área devem desenvolver?

03 novembro 2022

IED ALUMNI Road Show chega ao Brasil

06 setembro 2022

Saiba o que é Design e sua importância para pessoas e negócios

Design é uma ciência indispensável para solucionar problemas, desenvolver novos produtos, serviços e melhorar processos estrategicamente.