Jewelry Design

Língua

Inglês

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Luca Bartoleschi

Preço

19.200 €

Aprenda o método e as técnicas para criar joias que contam histórias de tradição e inovação na Pós-graduação em Design de Joias em inglês em Roma

Desde sempre, o setor de joias atraiu o interesse do mundo cultural, ao qual foram dedicados tantos estudos, pesquisas e atenção, tanto histórica quanto antropológica, devido à capacidade que essas peças preciosas têm de contar histórias, de exprimir desejos e de revelar personalidades.  Criar joias é dar abertura ao desejo atávico da humanidade de demonstrar seu próprio valor e a capacidade de conquistar, de se expressar e de representar a sociedade.

Hoje, se tornar um Designer de Joias significa aprender a construir e a projetar. Para isso, é necessário conhecer os materiais, como eles se comportam, suas limitações e as técnicas usadas. A Pós-graduação em Design de Joias em Roma fornecerá a você um panorama atualizado e transversal das diversas áreas que compreendem este setor: das joias de luxo à joalheria contemporânea, focando no mercado internacional.

Informação para decidir

Um curso que combina método, técnica e projeto para formar um designer de joias de sucesso

A Pós-graduação em Design de Joias em Roma em inglês é um curso marcado pela prática, que te possibilitará aprimorar suas habilidades por meio de estudos teóricos e da experiência concreta projetando novas coleções de joias. 

Durante os onze meses de curso, você seguirá um amplo percurso de formação: começaremos pelo estudo da metodologia criativa e projetual em design de joias; depois aprofundaremos na utilização de ferramentas manuais e digitais para desenho técnico; você experimentará técnicas de ourivesaria em uma verdadeira oficina equipada e aprenderá também o uso avançado de programas de design e técnicas de prototipação rápida. . 

Você se desafiará com projetos baseados em estudos de casos e briefings reais e conhecerá a fundo as técnicas e métodos de trabalho mais avançados utilizados na fabricação de joias.

Ao final do curso, você fará seu projeto de conclusão, no qual você poderá realizar e comercializar sua própria coleção de joias e expressar sua identidade como designer. Você se tornará um designer de joias capaz de transpor e representar sua própria visão nas peças que você cria.

A Pós-graduação em Design de Joias em Roma em inglês nasce como uma resposta às necessidades e desejos de quem trabalha no setor e procura um curso que ajude a desenvolver seu próprio know-how utilizando abordagens contemporâneas em pesquisa e em design.

Para participar do curso, será necessário possuir um diploma de graduação, uma qualificação equivalente ou ter pelo menos dois anos de experiência profissional no setor. O curso é ministrado em inglês, por esse motivo é necessário ter o equivalente ao nível B2 da língua, correspondente ao Quadro Comum Europeu de idiomas.

Se você também tem o desejo e motivos para entrar no mundo do design de joias, se é apaixonado pela cultura da beleza, se gosta de projetar joias e quer criar sua própria marca, este é o curso ideal para você.

A Pós-graduação em Design de Joias em inglês da sede de Roma é um curso cosmopolita que acolhe estudantes e professores de todo o mundo e que faz dessa característica de intercâmbio e diálogo um elemento importante, único e de valor.
 
O curso é organizado para tratar de todos os aspectos do trabalho do Designer de Joias: começando pela ideia, entenderemos e experimentaremos todas etapas de produção e distribuição de joias e coleções. Também daremos espaço às matérias ligadas à Comunicação e ao Marketing de produtos, essenciais para se diferenciar no mercado de joias, onde a maioria dos produtos são parecidos e conseguir se destacar é uma tarefa árdua. 

Por esse motivo, todos os nossos esforços serão voltados a estimular você a projetar joias originais que comuniquem sua identidade e estilo, o que é essencial para ganhar destaque nesse setor.

Graças a um corpo docente com grande experiência, que te acompanhará em todos os passos do seu crescimento profissional, você aprenderá todas as fases do processo de criação e realização de uma joia. Ao final do curso, você será capaz de projetar peças de alta joalheria, joias finas e relógios preciosos.

Junto à didática tradicional, combinaremos experiências práticas e visitas às empresas e feiras mais importantes do setor. No plano de estudos é incluída uma visita à Vicenzaoro, a maior Feira Europeia do Ouro e Joalheria, onde você terá a oportunidade de conhecer os protagonistas do setor de joalheria e ver de perto as últimas tendências e inovações em estilo e design.

Programa de Estudos

Programa de estudos

A Pós-graduação em Design de Joias em Roma tem a duração de 11 meses, durante os quais você estudará em profundidade disciplinas profissionais como Alta Joalheria e Gemologia e completará sua formação com workshops temáticos sobre Criação de Relógios, Criação de Projetos Industriais e Produção de Joias em Série. No curso de Design 3D Avançado, abordaremos a modelagem e a prototipação de joias digitais juntamente com o tema da reprodutibilidade de produtos, tanto em joias como em setores relacionados à indústria do luxo.

Matérias como Comunicação e Branding, Comunicação Visual e Embalagem completam o curso de Pós-graduação, para que você tenha uma visão global do processo de criação e realização do projeto, desde a identidade da marca até a sua apresentação no mercado, as vendas on line e, por fim, a exibição na loja. Tudo isso participando de workshops, feiras, exposições e visitas a empresas, o que te dará a dimensão completa do setor.

Docentes

Luca Bartoleschi

Designer de Joias

Coordenador do curso

Ming Cheng

Maria Raissa Risivi

Giuseppe Massoni

Designer industrial

Amanda Triossi

Paolo Mangano

Designer de Joias

Rita Sassu

Pesquisadora e Professora de Arqueologia Clássica

Roberta Fontana

Docente

Anna Neri

Docente

Piero De Stefano

Dino Salvatico

Notícias