Laurea Triennale in Interior Design - IED Torino

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Adelaide Testa

Projete os espaços do futuro ligando aspectos funcionais, sensoriais e emocionais no bacharelado em Design de Interiores em Turim

Se aproprie de todas as linguagens e ferramentas que tornam o Designer de Interiores um profissional completo e transversal a partir do mundo da arquitetura e das tecnologias, combinando-os com o conhecimento de padrões de área mínima, aspectos práticos, nomas, estilo e conforto.

Com o bacharelado em Design de Interiores em Turim, você poderá transformar o briefing do cliente em uma proposta projetual, encontrando soluções inovadoras e ecossustentáveis para diferentes tipos de projetos.

Com este curso, você terá a oportunidade de ter uma experiência direta com os diferentes materiais e seus usos para projetar locais residenciais e comerciais, bem como instalações temporárias.

Informação para decidir

Um curso que conjuga criatividade e técnica para formar designers altamente especializados em melhorar os espaços por meio de projetos

Durante o curso de Design de Interiores em Turim, você aprenderá a usar todas as ferramentas para compreender as dimensões espaciais e formais dos ambientes e a enfrentar todos os desafios de um projeto. Você aprenderá a imaginar um ambiente usando uma metodologia, onde a criatividade e a liberdade de expressão são as bases de um design que foca nos objetivos de utilização, bem como dar funcionalidade aos espaços repeitando o desejo do cliente.

O seu conhecimento será enriquecido graças à construção de uma ampla bagagem cultural, que toca todos os aspectos de sua futura profissão. Você transformará todo seu conhecimento teórico em projetos concretos.

Do primeiro ao terceiro ano, seu crescimento cultivará sua confiança na utilização dos programas úteis para projetar e para expor sua visão durante cada projeto que você faz. O curso se completa com oportunidades para testar suas habilidades, em colaborações com empresas líderes do mercado, organizações culturais e instituições.

Não são necessários pré-requisitos em matérias científicas ou mesmo habilidades específicas de desenho à mão livre para frequentar o curso.

O curso é dirigido a todas as pessoas que desejam experimentar novas soluções para interiores contemporâneos e funcionais, que forneçam bem-estar psicofísico e respeitem as emoções e necessidades de todos que o utilizam.

O curso de Design de Interiores em Turim é para quem quer levar o conceito de "sentir-se em casa" para além do lar, interpretando-o no seu sentido mais amplo, ou seja, de dar aos ambientes uma sensação de conforto e segurança, possíveis somente por meio de um projeto preciso e detalhado.

Você logo descobrirá que as perspectivas profissionais são muito diversificadas e vão além da imagem tradicional do Designer de Interiores.

Uma das principais razões para escolher o bacharelado em Design de Interiores em Turim é a sua localização, uma cidade que carrega uma tradição histórica em todas as áreas do Design e tem Carlo Mollino como referência.

Este curso responde às necessidades de quem quer construir uma trajetória pessoal: recém-formados e profissionais apaixonados pelo Design, mais especificamente, pelo Design de Interiores.

O curso, sempre atento às tendências do mercado e aos novos materiais, se baseia em alguns conceitos-chave. Cultura, porque projetar significa saber reelaborar, por meio de códigos contemporâneos, ideias já trabalhadas no passado.  Pesquisa, para saber interpretar as mudanças e dar respostas a um mundo que não para de evoluir. Colaboração, porque é o elemento mais importante que um Designer de Interiores possa ter em sua bagagem de soft skills. Conhecimento dos materiais, para saber utilizá-los como amplificadores sensoriais do espaço - da cor às texturas, tudo deve ser orquestrado em harmonia.

Programa de Estudos

O bacharelado é estruturado de modo a desenvolver gradualmente a complexidade da questão projetual, sendo caracterizado por binômios conceituais e operativos.

primeiro ano

Imaginar e representar - Durante o primeiro ano, forneceremos os conhecimentos culturais básicos e as ferramentas necessárias para que você compreenda todas as fases do projeto, isso será feito por meio de atividades que desenvolverão a criatividade, a pesquisa, a técnica e também seu estilo.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
HISTÓRIA DO DESIGN
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
ESTÉTICA



segundo ano

Conhecer e aplicar - O segundo ano é um momento central no seu processo de aprendizagem. Você experimentará concretamente o método, as ferramentas e os conhecimentos teóricos por meio da aplicação prática. As disciplinas te prepararão para o desenvolvimento das fases de realização do projeto: desde a ideia inicial, passando pela fase de desenvolvimento até a realização final, de modo a adquirir a segurança e as competências nas áreas profissionais específicas.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA
MODELAGEM 2
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D



terceiro ano

Criticar e propor - Durante o último ano, você abordará temas de complexidade crescente e continuará explorando as ferramentas para o desenvolvimento e a comunicação de um projeto. O curso se conclui com a escolha e desenvolvimento do projeto de conclusão, que simula o contexto profissional e que será dividido em duas fases: a primeira, dedicada a uma pesquisa preliminar dos aspectos teóricos e técnicos necessários para o desenvolvimento do projeto; a segunda, dedicada ao estudo dos aspectos executivos e à elaboração de uma comunicação visual eficaz do projeto.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
TECNOLOGIA DOS NOVOS MATERIAIS
DESIGN 4

Docentes

Adelaide Testa

Coordenador do curso

Germana Chiusano

Alberto Daviso di Charvensod

Piergiorgio Italiano

Daniele Salvucci

Giorgia Scioratto

Christian Villa

Chiara Lionello

Luca Macrì

Marco Ruffino

Francesco Allasina

Francesca Comisso

Maurizio Cilli

Davide Alaimo

Notícias