Laurea Triennale in Transportation Design - IED Torino

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Michele Albera

Imagine o futuro da mobilidade e colabore com as principais marcas automobilísticas na capital do design de automóveis no bacharelado em Transportation Design em Turim

O bacharelado em Transportation Design em Turim concretiza e amplia seus objetivos: em três anos, você viverá a fundo sua paixão pelo setor automobilístico, construindo bases sólidas e concretas para realizar um sonho que você sempre cultivou em esboços e desenhos.

O curso te abre para o mundo automotivo, onde você explorará e conhecerá melhor todos os aspectos estéticos e funcionais, como o processo criativo que traça os contornos de um projeto. Você viverá uma experiência única em Turim, a capital do design de automóveis da Itália e uma referência mundial no setor.

Participando de colaborações e projetos reais, você se desafiará e adquirirá a mentalidade projetual que todo designer precisa ter. Graças aos projetos desenvolvidos a partir de briefings reais, você ganhará cada vez mais independência e será capaz de projetar com a mente aberta, com versatilidade e estará pronto para todos os desafios em um mercado mutável, onde o mundo do transportation design é impulsionado pela constante inovação tecnológica.
 

Informação para decidir

Um curso para conhecer a fundo a diversidade do mundo automotivo com projetos e colaborações reais
 

O bacharelado em Design de Transportes em Turim integra metodologias teóricas e práticas graças a uma abordagem crítica e transversal, a fim de desenvolver um design capaz de antecipar o futuro da mobilidade.

Desde o início, você iniciará a conhecer o setor e a trabalhar com a perspectiva de design thinking aplicada ao design de automóveis; gradualmente, você entrará em contato com assuntos técnicos-instrumentais, ganhando o domínio de programas e técnicas, com o objetivo de desenvolver projetos cada vez mais desafiadores. Nós te daremos toda a segurança e as ferramentas necessárias, além do conhecimento sobre os materiais, a aerodinâmica, o estilo e a ergonomia.

Você terá a oportunidade de se aprofundar em uma área específica e trabalhar junto a uma empresa nacional ou internacional do setor, ligada, além do mundo dos automóveis, ao design de interação, design de motos ou design de iates. Todo o percurso desembocará no seu trabalho de conclusão, onde você será capaz de demonstrar autonomia operacional e grande habilidade no desenvolvimento de todo o projeto.
 

O bacharelado em Transportation Design em Turim é dedicado a quem quer transformar sua própria paixão em uma profissão, mas, acima de tudo, a quem deseja seguir uma carreira como Exterior e Interior Car Designer, Designer de Interação Automotiva, de Motos, de Iates, de Sistemas de Mobilidade e Color and Trim.

O curso não possui pré-requisitos específicos e está aberto a qualquer pessoa com um diploma do ensino médio que sonhe em criar um Lamborghini ou um Ferrari do futuro. Poderá ser você o novo designer capaz de redesenhar a mobilidade dos próximos 30 anos e enfrentar os muitos desafios do setor.

Em três anos, você descobrirá como o Transportation Designer é um profissional que está sempre evoluindo, um elemento essencial do crescimento urbano, que faz da pesquisa constante e da compreensão da sociedade sua profissão - aquela que você escolheu para o seu futuro.
 

O bacharelado em Transportation Design tem uma forte relação com sua sede, Turim, o local dos mais importantes fabricantes de automóveis italianos e símbolo mundial de design de automóveis. É aqui onde nomes históricos como Pininfarina, Bertone, Giugiaro e a sua Italdesign souberam transformar o Made in Italy e elevá-lo a um setor de excelência automotiva.

Ainda hoje, Turim continua a representar um ponto de referência: os centros de estilo de Jeep, Lamborghini, Suzuki, bem como os mais históricos como Pininfarina ou Alfa Romeo estão sediados aqui, assim como os mais importantes estúdios de design que integram todo o sistema de produção do setor.

Neste curso, você poderá viver uma experiência única, repleta de colaborações, encontros e laboratórios ligados ao Transportation Design junto com as marcas internacionais: você poderá desafiar-se em projetos reais propostos pelas principais marcas automotivas e com uma equipe de docentes que trabalham com a Lamborghini, Alfa Romeo, Suzuki, Tata, Maserati, Jeep, Pininfarina e Italdesign.

Você poderá enriquecer seu portfólio, um material muito importante no mundo do trabalho e do design, e entrar imediatamente em um centro de estilo de marca ou em um estúdio de design independente - tudo isso após sua experiência acadêmica. O curso, atento às necessidades e tendências de mercado, te prepara para realizar as próximas transformações e para reescrever paradigmas e cenários de mobilidade com visões futuristas.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você combinará a teoria (história e cultura da mobilidade e inovações tecnológicas, ergonomia e aerodinâmica) com uma abordagem que mistura criatividade, criação de projetos e experimentação. Você começará a colocar em prática o design thinking em seus primeiros projetos em colaboração com as empresas. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DO DESIGN 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
ILUSTRAÇÃO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
 



segundo ano

O segundo ano é o momento para aprofundar seus estudos: além das técnicas de modelagem tridimensional manual e digital, você começará ter o domínio dos materiais e tecnologias em todas as fases do projeto e aperfeiçoará sua capacidade analítica, de comunicar e de apresentar sua ideia de projeto concentrando-se em dois projetos com empresas.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
DESIGN 2
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D
DESIGN 3
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN MANAGEMENT
HISTÓRIA DO DESIGN 2
HISTÓRIA DO DESIGN 2
 



terceiro ano

O terceiro ano é o ano da síntese: você unirá o seu conhecimento teórico com o técnico em trabalhos de design mais avançados, se relacionará com as empresas do setor e participará de projetos reais mais complexos. A partir disso, é a hora de concentrar seus esforços em um projeto de conclusão que será seu primeiro grande desafio profissional com uma marca internacional, onde você poderá demonstrar seu estilo e personalidade.
DESIGN 4
RENDERIZAÇÃO 3D
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
MODELAGEM 3
DESIGN 5
 

Docentes

Michele Albera

Designer e fundador de MAP Design Studio

Coordenador do curso

Emanuele Battista

Docente

Franco Carone

Docente

Tommaso Cavenaghi

Gaspare Conticelli

Antonio Erario

Fulvio Fantolino

Docente

Antonello Roma

Isaia Scivoletto

Docente

Luca Sordelli

Jornalista

Andrea Vetrucci

Motoki Yoshio

Franco Daudo

Lorenzo Damora

Attila Bocsi

Notícias