Data

08 outubro 2020

O Re-FREAM é um projeto de pesquisa colaborativo no qual artistas e designers selecionados se associarão com uma comunidade de cientistas para repensar o processo de fabricação da indústria da moda

O Re-FREAM é um pilar do Programa STARTS (Science + Technology + Arts – Ciência + Tecnologia + Artes), uma iniciativa da Comissão Europeia dentro do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020. O IED na Espanha une-se a um grupo internacional de parceiros especialistas nos campos de tecnologia, pesquisa, moda e design, além de tecnologia artística, para comandar um total de 20 projetos de artistas e designers europeus na direção de um futuro sustentável para a moda.

O principal objetivo desse projeto de dois anos é desenvolver novos conceitos para o futuro da moda por meio de novos processos e estéticas que sejam inclusivos e sustentáveis.

Atualmente, as tecnologias digitais estão transformando a indústria da moda. Essas mudanças têm um impacto importante sobre os negócios e os setores em todo o mundo. As megatendências na tecnologia afetam diretamente a criação, a produção, a distribuição/venda e a apresentação da moda aos consumidores; a tecnologia finalmente começa a afetar a moda em todos os estágios do ciclo de vida dos produtos.

As mais recentes tecnologias de fabricação estão mudando, atualmente, não apenas na própria moda, mas também nos métodos de design e produção. Avanços tecnológicos estão prestes a mudar os processos em desenvolvimento, o design dos materiais, a produção e diversos outros campos nessa indústria.

O foco da pesquisa está na Futura Fabricação Urbana da Moda, usando fabricação adicional, tecidos inteligentes e acabamentos sustentáveis, junto com valores sociais e ambientais, para criar uma nova cadeia de valores para a indústria da moda. O objetivo é colocar mais ênfase na Produção em Pequena Escala e Personalização.

O projeto é constituído de 3 projetos principais que a comunidade de especialistas criativos e de moda discutirão: como integrar a eletrônica nos tecidos, de analógico a conectado; de 2D para 3D; e propor soluções para um sistema circular sustentável.

Descubra os 20 projetos selecionados aqui.

Pode estar interessado em: